Bem Vindo ao Blog da JPSDB de Chapada R.S

sábado, 29 de outubro de 2011

Matéria do Jornal de Chapada.

Proprietários do imóvel que pegou fogo, Leandro e  Zilda.
                                                              Foto: Cassiane Bender
No dia 23 de outubro um incêndio destruiu a casa dessas pessoas  da foto a cima o Sr. Leandro L.Bertotti e a Sra. Zilda de Moura,segundo matéria do jornal de Chapada o casal não estava no local,estavam numa cidade vizinha  a Chapada. O  Sr. Leandro disse  ao jornal que não tinha muitas coisas pois o casal tinha plano de vir morar nesse local no início do mês de Dezembro,mas o que tinham adquirido foi perdido nesse incêndio inclusive as roupas desse Sr. e a sua moto.
Segundo o Jornal de Chapada o casal está aceitando doações,pois todos os seus pertences foram destruídos. COMUNICAM que estão precisando de roupas masculinas para o adulto e também materiais de construção.
Quem  estiver disposto,pode deixar as doações junto á Assistência Social ,no Mercado da Noely de Castro( em Boi Preto),ou no Bar da Ledi (em Boi Preto)  ou na Rádio Simpatia no centro da cidade de Chapada..
Então galera vamos colaborar nessa hora difícil em que esse casal se encontra .

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tarso,pimenta nos olhos dos outros é açúcar né? Então prove do próprio veneno!


Piso Salarial dos Professores e impasses do governo Tarso Genro

Sem entrar nos meandros jurídicos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do Piso Salarial Nacional dos Professores, fica claro que o governo do Rio Grande do Sul e, principalmente, seu titular, se colocaram em uma situação politicamente difícil nesta questão.

Quando ministro da Educação, Tarso Genro apoiou a aprovação do Piso Nacional dos Professores. Em campanha pelo governo do Rio Grande do Sul, Tarso se declarou contrário à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), proposta pela então governadora Yeda Crusius, afirmando que retiraria a ação no Supremo e que pagaria os valores estabelecidos, independente da decisão judicial.
Ainda que tenha tentado se retirar da ADIN, no que foi impedido pelo Supremo, o governo estadual tenta, agora, conseguir que o STF postergue a vigência do Piso Nacional dos Professores. Alegando impossibilidades orçamentárias para o seu pagamento imediato, a ação promovida pelo governo do RS pretende obter a “modulação dos efeitos da lei”. Com isto, o prazo de um ano e meio para o pagamento do piso, estabelecido na lei e já vencido, será postergado até o início de 2013.
Segundo o procurador-geral adjunto do Estado do Rio Grande do Sul, ouvido pelo Sul21, pairava dúvida sobre o entendimento do Piso: se ele definia o vencimento básico ou a remuneração global. Por este motivo, nenhum Estado teria se preparado para o pagamento do piso. Ainda de acordo com a declaração do procurador-geral adjunto, que no caso expressa a posição oficial do governo, “esperava-se que o Supremo considerasse o total de vencimentos como o piso”. Nada diferente do que afirmava a ex-governadora, por sinal.
Quanto mais o governo se explica, mais ele se complica nesta questão e mais difícil se torna sua relação com os professores da rede estadual e seu sindicato. Suas declarações recentes dão conta de que estaria se preparando para pagar o Piso até 2014, da mesma forma como vem prometendo fazer com relação à recuperação salarial de outras categorias profissionais. Uma análise rápida do Plano Plurianual (PPA), elaborado pelo governo do Rio Grande do Sul, deixa claro, no entanto, que não há recursos previstos, até aquela data, para os pagamentos propostos, seja para os professores, seja para as demais categorias.
Resolver este imbróglio exigirá ousadia e determinação. Só com o refinanciamento da dívida estadual com a União e com a modificação da matriz salarial dos servidores públicos dos três poderes será possível superar o impasse colocado. Será preciso aumentar o caixa estadual e, ao mesmo tempo, eliminar as distorções existentes nas remunerações dos servidores públicos. Segundo dados do IPEA e da Fundação Getúlio Vargas, há mais de 150 degraus salariais no serviço público brasileiro e, no Rio Grande do Sul, a situação não é diferente.
Fazer as modificações necessárias exigirá, no entanto, ações de nível federal, além de estaduais, e, ainda, dos poderes Legislativo e Judiciário, além do Executivo. Como a competência de ação do governo Tarso Genro limita-se ao poder Executivo de âmbito estadual, a resolução dos impasses dependerá de sua capacidade de negociação e articulação com os demais níveis e esferas de poder, mas dependerá também da disposição dos demais níveis e esferas de poder de acatar suas proposições.
Tudo leva a crer que tempos difícil se avizinham para o governador Tarso Genro.
quando éra oposição éra fácil e agora que é situação ta só na conversa!
Quero ver se vão para a frente da casa do Tarso fazer as baixarias que fizeram no governo passado!
A pesar de que isso é difícil de acontecer pois os baderneiros estão no poder!
Pois se acontecesse a metade dos escândalos desse governo PT , num governo de oposição a eles , com certeza já teria caído mais um presidente.
POIS É MALAS E MALAS DE DINHEIRO ....CUECAS E CUECAS DE DINHEIRO E TA TUDO BEM!!!
PALHAÇADA!!!!

Cpers aponta diferença de discurso
A presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, afirmou que o discurso do governador Tarso Genro depois de eleito é diferente do que fazia no período eleitoral. “É preciso questionar a diferença do discurso durante a eleição e depois de eleito. Este governo, que dizia que não precisava do Supremo para pagar o piso e que iria retirar sua assinatura da Adin agora entra com embargos declaratórios no STF para não pagar”.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

POSTADO POR JPSDB RS


PCdoB privilegiou ONGs ligadas ao partido com recursos públicos

Brasília – (21/10/11) – No comando do ministério do Esporte desde 2003, o PCdoB, privilegiou as ONGs vinculadas ao partido na hora de liberar grandes somas de recursos. “Os comunistas montaram um verdadeiro duto para drenar dinheiro público ao partido por meio de seus militantes”, afirma Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB.
Em 2005, o então presidente Lula inaugurou a fábrica de artigos esportivos da Associação dos Mutuários e Moradores do Conjunto Santa Etelvina (Acetel), em São Paulo, que emprega cerca de 150 pessoas na produção de bandeiras, bonés, camisetas e bolas.
A entidade recebeu R$ 17,3 milhões do ministério do Esporte e é presidida por Silvio José Figueroa Amorim, filiado ao PCdoB desde 1993. A filha dele, Janaína Amorim, coordenou o programa Segundo Tempo, e o gerente da Acetel, Clemente dos Santos, é filiado ao partido desde 1992.

POSTADO POR JPSDB RS


Tarso ataca imprensa em congresso sobre corrupção

Com críticas veementes à mídia, o governador Tarso Genro surpreendeu os participantes da solenidade de abertura do congresso nacional da Campanha do Ministério Público Brasileiro contra a Corrupção, na noite de quinta-feira (20), realizado na sede do MP.
Tarso, que em geral fala de improviso, levou o discurso escrito e atacou o jornalismo investigativo:
– Os casos mais graves e emblemáticos de corrupção são investigados pela mídia e apresentados publicamente à sociedade segundo a convicção ou interesse das grandes cadeias de comunicação. Neste procedimento inquisitório, o próprio Ministério Público e a polícia, ordinariamente, são julgados por ela, sem quaisquer critérios de especialização ou conhecimento. E os réus são julgados previamente e expostos à sociedade pelo “Tribunal Comunicacional”.
A pretexto de defender o fortalecimento das instituições no combate à corrupção, a pregação contra a mídia continuou:
– Esse processo comunicacional faz vibrar a classe média ingênua e interessada e também os adversários políticos dos condenados, sejam de que partidos forem. Todos esquecem que podem ser os próximos réus do justiçamento paralelo.

POSTADO POR JPSDB RS


24/10/2011

Em tempo:


Quando a imprensa, turbinada pelas denuncias infundadas da tropa de choque petista e de Luciana Genro, repercutia barbaridades sem provas contra a Governadora Yeda Crusius, Tarso nunca criticou o “tribunal comunicacional”.
Agora, no poder, a conversa é bem outra...

POSTADO POR JPSDB RS


Lucas Redecker prestigia entrega de mais um posto de saúde à população de Nova Petrópolis

Desde esta segunda-feira, mais de 2,1 mil cidadãos de Nova Petrópolis contam com mais uma Unidade Básica de Saúde (USB). O novo posto está instalado no bairro Piá e foi inaugurado na tarde de sexta-feira (21), por autoridades e pelo deputado estadual Lucas Redecker. Esta é a segunda USB que a Administração Municipal entrega em três semanas, somando-se a do Bairro Vale Verde, inaugurada no dia 30 de setembro.
 
O deputado Lucas Redecker colocou que é bom ser político quando o trabalho vem ao encontro da melhoria da qualidade de vida das pessoas. “E hoje estou representando aqui o trabalho do meu pai, que tem participação nessa obra, e estou dando continuidade a esse legado que ele deixou”, falou, referindo-se ao ex-deputado federal Júlio Redecker. 
 
O prefeito Luiz Irineu Schenkel destacou que construir um posto de saúde é fácil mas que a dificuldade maior vem depois em manter os serviços e o atendimento de qualidade que a população merece. “Temos investido muito em pessoas, porque nossa prioridade não é fazer obras físicas, mas sim retornar em serviços prestados por ótimos profissionais os impostos que a população paga”, destacou. O chefe do Executivo fez referência ainda a força econômica do bairro Piá, que conta com a maior empresa do município instalada, a Cooperativa Piá. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prefeito segue visitando fábricas ,em busca de novas empresas para se instalar em Chapada.

Prefeito Larri Lui viaja com novos empreendedores buscando novas alternativas de trabalho para Chapada.
Visitou empresários no município de Farroupilha e região.

"O contato da prefeitura com os empresários é importante para aproximação. Assim, podemos conversar sobre prioridades para nosso município", diz o prefeito.
Essas empresas poderão proporcionar a geração de novos empregos e consequentemente, trará mais desenvolvimento econômico ao município. “São investimentos como esses das empresas que estamos visitando, que nossa administração tem lutado para trazer para o município”, finalizou o prefeito.

domingo, 23 de outubro de 2011

Post JPSDB de Carazinho RS


19/10/2011

Encontro debate a participação da mulher na política

No sábado,24 de setembro, a cúpula Estadual e Nacional do PSDB Mulher esteve reunida em Carazinho para a realização do Primeiro Encontro Regional de Capacitação Política do PSDB Mulher .
 
Estiveram presentes no evento, a presidente estadual do PSDB Mulher gaúcho, Tarsila Crusius; o presidente do Instituto Teutônio Vilela (ITV/POA), Carlos Crusius; e a coordenadora especial de Políticas Públicas para Mulheres de Minas Gerais e 1ª vice-presidente do PSDB Mulher Nacional, Eliana Piola.

Todos foram recepcionados pela presidente do Diretório Municipal, Clarice Gonzatto; presidente JPSDB Carazinho, Horacilino Viganigo; membro da Executiva Estadual da JPSDB RS, Francieli da Silva; e vereadores Gilnei Jarré e Erlei Vieira.

O evento, que debateu a fundamental importância da participação das mulheres na política, tanto a nível municipal, estadual e nacional, teve como palestrantes o professor Carlos Crusius, falando sobre o PSDB e participação política; a delegada de Polícia Civil Rita De Carli, falando sobre a proteção à mulher vítima de violência em Carazinho; e a palestra “A Participação Política da Mulher”, foi ministrada por Eliana Piola.

Também estiveram presentes na oportunidade a deputada Estadual Zilá Breitenbach e o suplente de deputado Evandro Zambonatto, de Passo Fundo. Além de vários pronunciamentos inflamados da deputada Zilá sobre o cenário político atual, e as formas de participação da mulher na política, o evento foi marcado por vários pronunciamentos, de representantes locais do PSDB Mulher.

Após sua palestra, a mineira Eliana Piola passou as mãos da presidente Clarice Gonzatto uma cópia da Lei Maria da Penha em braile, projeto pioneiro do governo de Minas Gerais, e que deverá ser doado pelo PSDB Mulher.
(Presentes no evento a ex-primeira dama, Thaíse Albuquerque; deputada Estadual, Zilá Breitenbach; presidente do Diretório Municipal, Clarice Gonzatto; presidente estadual do PSDB Mulher gaúcho, Tarsila Crusius; membro da Executiva Estadual da JPSDB RS, Francieli da Silva; e presidente Estadual da JPSDB RS, Micheli Petry)

ESPECIAL POSTADO POR JPSDB RS


UMA HERANÇA PARA O RIO GRANDE.

Em janeiro de 2007 a Governadora Yeda Crusiusassumiu o desafio de acertar as contas públicas e retomar os investimentos, invertendo assim uma tendência de mais de trinta anos de desequilíbrio financeiro que prejudicaram o estado, com investimentos do governo tendendo a zero e fontes de financiamento praticamente esgotadas.

Somente no ano de 2007 havia uma projeção de déficit R$ 2,4 bilhões.
Após quatro anos de gestão eficiente, com bom uso do dinheiro publico, perseguindo metas e indicadores através de modernas ferramentas, o governo Yeda Crusius deixa para os gaúchos um estado de cabeça erguida e auto estima renovada com a governabilidade retomada, com obras aguardadas há décadas, o resgate de compromissos históricos, a confiança do Brasil e do mundo no Rio Grande do Sul, e, além de todas as contas rigorosamente em dia,

um saldo positivo em caixa de mais de R$ 3,6 bilhões. 
Esta é nova realidade no Rio Grande do Sul.

Compromisso cumprido. 


ESPECIAL POSTADO POR JPSDB RS


Yeda rompe o silêncio: perder o déficit zero é um retrocesso


Clipping do Jornal do Comercio:

Desde que deixou o Palácio Piratini, em 1 de janeiro, a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) evitou comentar sua gestão e os movimentos do seu sucessor, Tarso Genro (PT). Ela rompe o silêncio sobre o tema nesta entrevista ao Jornal do Comércio, em que faz um balanço de seu governo e rebate a tese de que o déficit zero não existiu. A tucana avalia que seus críticos “só sabem governar com déficit” e diz que não manter o equilíbrio das contas será uma grande perda para o Estado. “O que há de pior para acontecer ao Rio Grande do Sul é o déficit.” Yeda ainda observa a postura do Sindicato dos Professores (Cpers) em seu governo e após a posse de Tarso - “recusaram R$ 1,5 mil e agora aceitaram R$ 1,1 mil. A questão do Cpers foi política”. Também fala de seus projetos, como a criação de um instituto e a elaboração de dois textos para fazer um registro histórico do seu governo (2007-2010) - um sobre a política e outro sobre a gestão. Ela também planeja manter um site para publicar suas opiniões e formar grupos de discussões sobre conjuntura. A ex-governadora diz que se manterá afastada da linha de frente partidária no próximo período, descarta concorrer à prefeitura de Porto Alegre em 2012, mas diz que será atuante nas eleições municipais. Só despista ao falar sobre seus planos para 2014.

Jornal do Comércio - Qual é o balanço do seu governo? Yeda Crusius - O que eu fiz durante quatro anos foi o projeto que a gente desenhou em 2006. Acho que teve muito sucesso. Conseguimos realizar a maior parte das coisas que propusemos. Não conseguimos as PPPs (Parcerias Público-Privadas), mas deixamos bons fundamentos. É um modo de investir necessário, porque o Estado é pequeno em termos orçamentários. Apesar de eu ter renegociado a dívida, que era a maior conta, a segunda maior conta é a previdência. E se não resolver a questão estrutural da previdência, o Rio Grande do Sul vai continuar patinando. Então, a gente encerrou 2010 com o dever cumprido, com a criação das novas secretarias - Justiça, Irrigação, Transparência, Infraestrutura. E criamos a Secretaria de Relações Institucionais, pagamos as dívidas do passado (da Consulta Popular). Então, as secretarias novas são a marca do governo, uma das primeiras coisas que foram mudadas...

JC - No novo governo. Yeda - É. Irrigação passou a ser não sei o quê, criaram uma agência (AGDI) no lugar da Sedai (Secretaria de Desenvolvimento)... Depois de sair, em 31 de dezembro, vejo que a qualidade de vida melhorou, que o servidor público está pacificado pelas políticas públicas que a gente fez em 2009 e 2010. A gente deu carreira para todo mundo, só não deu para o magistério, porque a liderança do PT (na Assembleia Legislativa) impediu a votação do piso de R$ 1,5 mil (para os professores). Agora, aceitaram R$ 1,1 mil. A questão do Cpers foi política. Mas todas as outras carreiras de servidores receberam. É só eu andar pela rua que encontro alguém que me lembra o que a gente fez mudando a carreira: Daer, Brigada (Militar), Polícia Civil. Enfim, nesse período, deu para ver mudanças estruturais, que permanecem.

JC - O déficit zero foi questionado pela atual gestão, que apontou um déficit de R$ 150 milhões no final de 2010. Yeda - É que eles não sabem... Déficit zero não é receita igual à despesa num determinado tempo. Déficit zero é um modo de governar, de tal maneira que se gaste só o que se arrecada. E conseguimos arrecadar muito mais, então, poDEMos gastar muito mais. O equilíbrio das contas públicas - que é diferente de déficit zero - foi ter construído, ano após ano, um orçamento equilibrado e realista. Em 2007, a gente só gastou o que tinha em caixa. E fiz o IPO do Banrisul, um reforço de caixa apreciável. Em 2008, renegociamos a dívida com o Banco Mundial (Bird). Em 2009, pretendíamos conquistar o déficit zero. Graças a ter dado certo o Banrisul e o Bird, antecipamos o déficit zero, o que significou pagar o décimo-terceiro (salário do funcionalismo) sem empréstimo. E fornecedores, precatórios, fizemos um novo Simples, encaminhamos pagamentos da Lei Britto, tudo em 2008. E, em dezembro, deu para pagar o décimo-terceiro. Isso é déficit zero. Gastar o que se arrecada, pagando tudo o que a lei exige.

JC - E o questionamento... Yeda - Em todos os quatro anos as críticas vinham, me lembrava o PT quando era deputada federal: votou contra o Plano Real. Assim como votaram contra o déficit zero. Considero o déficit zero o Plano Real do Rio Grande do Sul. Em letras simples, a gente colocou as finanças em orDEM, com o orçamento cumprido. Então, essa é uma crítica de quem não sabe o que colocar no lugar da crítica. Mas eu posso dizer com todas as letras: essa é uma crítica de quem só sabe atuar com déficit. É a maneira de economia que eles fazem.

JC - E a segunda metade de sua gestão? Yeda - Em 2009, querendo fazer a (reforma) nas carreiras do servidor público no primeiro ano da Assembleia sob a direção do PT (Deputado Ivar Pavan), deu no que deu. E no dia 5 de agosto de 2009, aquilo que eles vinham tentando fazer e não tinham sucesso, que foi a entrevista coletiva dos seis procuradores (do Ministério Público Federal propondo o afastamento de Yeda por causa da fraude no Detran). E naquele dia se registrou uma nova CPI e um processo de impeachment. Ao qual o presidente da Assembleia monocraticamente deu andamento. Como isso tudo foi solucionado até outubro, em novembro, entrei com uma lei de reestruturação das carreiras. Mas percebi que, com aquela presidência da Assembleia, os funcionários iriam ser prejudicados. Aí, retirei. E voltei (a enviar os projetos em 2010), porque era o (Deputado Giovani) Cherini (PDT, presidente da Assembleia). Em fevereiro, disse: “Cherini, negocie que eu mando de volta a matriz salarial da Brigada e da Polícia Civil”. E deu o sucesso que deu. Foram aprovadas todas as reestruturações de carreira, menos a do magistério, porque a liderança do PT impediu.

JC - Qual sua avaliação dos 100 dias de governo Tarso? Yeda - Nosso governo foi buscar receita para poder gastar mais, renovamos o contrato com o PGQP, fomos ao limite na gestão de despesa e receita, cortamos 30% dos cargos de confiança (CCs), cortamos custeio. Reduzimos as despesas intermediárias para poder aumentar as despesas finalísticas. Um governo com metas, que coloca tudo de modo transparente através de indicadores públicos. Mas para gastar mais, tem que reduzir gastos intermediários, com cargos de confiança. E agora (no governo Tarso) aumentaram bastante (os CCs), com salários altos. Tem que olhar cada milímetro de despesa, a presidente Dilma (Rousseff, PT) aceitou fazer isso através da assessoria do (empresário Jorge) Gerdau (Johannpeter). Tem que olhar todos os dias. Foi o que a gente fez. Então, quem não sabe atuar sem déficit já fixou a sua meta de déficit, aposentando uma virtude que é para ser exercida diariamente: buscar o equilíbrio das contas públicas e, portanto, o déficit zero. Nós praticamos essa virtude. Se o déficit zero ele (Tarso) já está gastando...

JC - A propósito da comparação do déficit zero ao Plano Real, o ex-presidente Lula (PT) manteve a economia estável. A senhora projeta retrocesso na área econômica aqui no Estado? Yeda - Equilibrar as finanças e dar transparência sempre foi a nossa forma de entender como se usa o dinheiro público. Dei transparência às contas públicas, todo o mês a Secretaria da Fazenda dava a posição mensal, criamos o Portal da Transparência, compromisso com o Bird. Então, digo, pela mesma análise: o que há de pior para acontecer ao Estado do Rio Grande do Sul é o déficit. E não precisa acontecer. É até ridículo colocar a culpa logo que entra na falta de R$ 150 milhões. “Mas espera um pouco. A arrecadação de janeiro ainda não havia acontecido e é muito maior do que R$ 150 milhões.”

JC - E os R$ 3,6 bilhões? O atual governo diz que são depósitos judiciais e não dinheiro em caixa. É isso mesmo? Qual era o valor no início de sua gestão? Yeda - O caixa único: zero. O caixa do Tesouro do Estado: zero. Ou seja, se na Justiça alguém que depositou judicialmente o dinheiro tivesse ganho a causa, não teria como receber. Encontrei em zero os depósitos judiciais. E gradativamente parei de usar o caixa único. No início, precisava para pagar pessoal. Não havia folga, a situação das finanças tinha uma total crise. Não mexi mais em depósitos judiciais, não mexi no caixa único. E deixei uma situação em que no dia 1 de janeiro se poderia gastar.

JC - Quando a senhora pediu empréstimo ao Bird houve questionamentos do PT. Como avalia o pedido do governador Tarso Genro ao Banco Mundial? Yeda - Agora ele pode. Quando começamos nossa gestão, não podíamos, porque a gente não cumpria a Lei de Responsabilidade Fiscal. A gente não podia conversar com o Bird, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Então, o déficit zero dá sustentabilidade às contas. Aí dá para conversar com qualquer banco, o limite de endividamento melhorou. Mas se fizer déficit, não vai poder. Eles desviam a análise dos problemas, criticando quem está no poder - um contrato com o Bird aprovado por unanimidade na Assembleia, no Congresso. Agora, quando procuro o Banco Mundial, eu, Yeda, sou submissa. Quando eles procuram, querem o bem do Rio Grande do Sul. Faz parte da evolução da política comparar o discurso com a prática.

JC - Quais seus projetos agora, pós-governo? Yeda - Estou formando grupos para estudar o cenário nacional e o papel do Rio Grande do Sul. Tem ainda um foro de formação de opinião na rede (internet). E depois de governar o Rio Grande do Sul, estou acumulando documentos que me permitem escrever dois capítulos: o da política que envergonhou o Rio Grande nas manchetes nacionais, e o da parte do sucesso de governar. Mas quero escrever por pessoas que possam opinar sobre esse período. A gente tem que ter um ambiente e vai ser o instituto.

JC - E a sua vida partidária? Yeda - Não vou estar na linha de frente. Nem convém.

JC - A senhora é citada por colegas do PSDB como possível candidata à prefeitura de Porto Alegre em 2012. É possível? Yeda - Não. Eu vou ajudar a eleger alguém. Não precisarei ser chamada. Temos Deputados eleitos, estaduais e federais. Aliás, para o PSDB foi um milagre ter eleito cinco estaduais, com o massacre pelo qual passamos durante quatro anos. O partido não cresceu. Mas as eleições municipais de 2012 são uma ótima oportunidade para mostrar que cumprimos o nosso programa de governo. Praticamos um governo municipalista. Vou estar muito presente para ajudar as pessoas a se elegerem.

JC - E se a senhora for convocada pelo PSDB para concorrer? Yeda - Não tem crise que precise chamar a ex-governadora para ser candidata a prefeita.

JC - E pensa em voltar a concorrer ao governo do Estado? Yeda - O projeto de mostrar que o Rio Grande do Sul é governável foi cumprido. Não vejo por que eu deveria ser outra vez governadora. Só se fosse em nome de um projeto. Quando começou 2011, eu disse: vou descansar um mês. Depois, volto e faço planos. Nisso, deu o Japão, a candidatura do Obama, a Europa está numa crise fenomenal. Mudou o cenário. Como vou pensar para daqui a três anos... É muito cedo ainda.

JC - E a inflação? Yeda - Já acendeu a luz vermelha. Com a volta da inflação, se vê - a herança que o Fernando Henrique (Cardoso, PSDB) deixou e que o Lula sabiamente seguiu no Banco Central (BC) -, a gordura acabou. A volta da inflação é o que de pior pode acontecer para o Brasil.

JC - Como a senhora avalia as medidas da presidente Dilma? Yeda - Olha, se tivessem no rumo certo, a inflação já teria declinado. E não declinou. Não existe um plano de combate à inflação. Ninguém conhece o plano do governo federal. E o BC não é mais o mesmo.

Perfil Yeda Rorato Crusius, 66 anos, nasceu em São Paulo (SP). Vive em Porto Alegre desde 1970. É economista, pós-graduada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da USP e pela Universidade de Vanderbilt (EUA). Foi professora titular do Departamento de Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde coordenou o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas do curso de pós-graduação. Atuou como analista e articulista de jornais, rádios e tevês. Recebeu diversos convites para cargos públicos e partidos políticos, mas só decidiu se filiar quando o Partido da Social DEMocracia Brasileira (PSDB) foi criado, na Constituinte em 1988, defendendo o parlamentarismo. Em 1993, foi ministra do Planejamento, Orçamento e Coordenação, na gestão do presidente Itamar Franco. Em 1994, Yeda elegeu-se deputada federal, sendo reeleita em 1998 e 2002. Nos três mandatos, foi apontada como uma das 100 parlamentares mais influentes do Congresso. Em 2006, elegeu-se governadora com 3,3 milhões de votos. Tentou a reeleição em 2010, mas Tarso Genro (PT) venceu no primeiro turno.

Post JPSDB RS


Governo Yeda

Desde que assumiu o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius, causou uma verdadeira revolução administrativa. Problemas históricos que usualmente eram jogados para debaixo do tapete por outros gestores foram enfrentados e superados graças a determinação e coragem de nossa líder.

A administração do PSDB no Rio Grande do Sul conseguiu acabar com o déficit que afligia o Estado há mais de 30 anos. Com isso foi possível resgatar a credibilidade do Estado, retomar investimentos e melhorar efetivamente a vida dos gaúchos.

sábado, 22 de outubro de 2011

Post JPSDB RS


Inacreditável: PT fica de novo contra Minas nos royalties do petróleo.

O PT arranjou um outro jeito de ficar contra Minas, agora no royalty do petróleo. Conheça o assunto:
Existiam duas propostas sobre os royalties do petróleo em votação no Senado.
A primeira, de iniciativa do senador Dorneles, previa que a União abrisse mão de uma maior parcela de recursos dos royalties do petróleo em favor dos estados não produtores.
O PSDB e o DEM votaram a favor dessa proposta, em defesa da Federação e por considerar que há uma excessiva concentração de receitas na mão da união.
Além disso, apoiaram essa iniciativa porque ela dava mais recursos aos estados não produtores: cerca de R$ 11 bilhões.
Venceu a outra proposta apoiada pelo PT que concentra os recursos nas mãos da União e repassa aos estados não produtores apenas cerca de R$ 9 bilhões.
Ou seja, Minas, assim como os outros estados não produtores e produtores, vão receber menos recursos. Mais uma vez, graças ao PT.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Post JPSDB RS


O PC do B de Manuela e o escândalo no Ministério dos Esportes

 Mais um ministro de Dilma foi pego com a mão na cumbuca. Desta vez, Orlando Silva do PC do B da Manuela D’Ávila (E aí, Beleza?) complicou-se com denúncias de relações promíscuas entre seu Ministério e ONGs que deveriam promover o esporte entre jovens de comunidades necessitadas. Pelo jeito, atrás de um rostinho bonito, do martelo e da foice (que simbolizam uma ideologia totalitária e fracassada), também há muita maracutaia e desvios de verbas para bancar campanhas dos comunistas.
Dos R$40milhões desviados, quanto viria para a campanha da Manuela em Porto Alegre, já que nossa capital é prioridade do PC do B no país? Vale lembrar que o PC do B, sozinho, pagou metade da campanha da Manuela à prefeitura de Porto Alegre em 2008. Apenas do diretório nacional, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, veio R$670mil. O diretório estadual colaborou com R$225,9mil. Ainda segundo as denúncias, um dos articuladores do esquema no Ministério seria um gaúcho conhecido e com bom trânsito no PC do B estadual.
Pra quem não lembra, o comunista Orlando Silva é o mesmo ministro que foi pego utilizando seu cartão corporativo indevidamente em 2007 e 2008. Na época, ele pagou até tapioca com cartão corporativo. Parece que a fome aumentou. Poxa, “camaradas”, justo no Ministério do Esporte de um país em véspera de Copa do Mundo e Olimpíadas… Até Stalin, Mao e companhia ficariam “vermelhos”, mas de vergonha!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

POSTADO POR JPSDB RS


PSDB reúne sua juventude em congresso em dezembro

O PSDB realiza em dezembro o Congresso Nacional da Juventude Social Democrata, que terá como um de seus objetivos o lançamento de 400 candidaturas jovens para as eleições municipais de 2012. A iniciativa pretende reunir mais de mil militantes do partido, de todos os estados do país.
“Queremos unificar o discurso da juventude, ampliar nossa base e fortalecer a militância”, disse o secretário nacional da Juventude do PSDB, Wesley Goggi. O presidente nacional da Juventude do PSDB, Marcello Richa, acrescentou que “o congresso será uma importante oportunidade para discutirmos políticas públicas para a juventude, além de estimular a participação política dos jovens”.
Ao final do congresso, garante Goggi, a juventude do PSDB terá definidos os nomes dos postulantes às prefeituras e câmaras municipais em 2012. Os candidatos deverão disputar as eleições defendendo os mesmos valores e apresentando até o mesmo número de legenda. “Todos levantarão as bandeiras da social democracia e enfatizarão a importância da participação”, ressaltou Goggi.
A programação inclui debates, workshops e a presença de líderes políticos jovens de outros países – Duarte Marques, do PSD português e vice-presidente da Juventude européia, é um dos palestrantes confirmados. Também estarão presentes membros de partidos de oposição ao regime de Hugo Chaves e do Partido Democrata, dos EUA. O humorista Marcelo Madureira, do grupo Casseta e Planeta, fará uma apresentação em que relacionará humor e política.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vereador do PT causa indignação nas pessoas que assistiam a seção da câmara de Vereadores nesta terça -feira dia 18/10/2011.

Foi enviado para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei para ficar em nosso Município uma taxa que as empresas pagam para o Alvará Sanitário com o valor de 89.90 aproximadamente. Esta taxa é cobrada uma vez por ano de estabelecimentos tipo :mercados ,açougues,padarias,enfim de empresas que comercializam e fabricam alimentos.Isso sempre teve,só que o dinheiro arrecadado vai para o estado, sendo que quem faz o trabalho agora é um servidor do município,então nada mais justo que esse dinheiro fique aqui,o vereador achou que era o executivo que estava criando a taxa.O vereador toda a seção pede explicação de tudo para orientar o povo, mas não se deu o trabalho de se dirigir até o setor de Vigilância Sanitária para pedir mais esclarecimentos,parece que ele é a única pessoa que o povo procura para pedir informações,pois toda a seção é a mesma ladaínha,e projetos nada....só fiscalizar ele sabe,esqueceu que papel de vereador não é só fiscalizar.....e quando tem um projeto para ficar recursos aqui em nosso município ,,,vota contra ! Como fez hoje á noite,será que é tão difícil de entender,o projeto??? O dinheiro da tarifa que é pago por esses comerciantes não irá mais para o Estado e ficará no Município( se houver multas também ficam aqui esses recursos).
Então o vereador que fala toda a seção que esta ali para representar o povo e prestar conta para o povo, vota contra um projeto que traz mais recursos para investir aqui em saúde  para o povo???? 
Sem contar que é um desinformado pois não foi uma só vez pedir informação no setor responsável,que tipo de informação ele leva ,se não se informa, a respeito das coisas !!!Seria bom ler o projeto antes de votar, e se tiver dúvidas ,se dirija aos autores do projeto e as esclareça!!!!  INDIGNAÇÃO DA PLATÉIA QUE ASSISTIU A SEÇÃO E NOSSA TAMBÉM(JPSDB Chapada).
   Dica:     Analise seu voto,e vá a uma seção ver o seu representante!!
Deve ser a grande sequência de escândalos do governo PT que esta deixando seus militantes meio desacorsoados!Não para de cair Ministros.
Vereador Adélio ( PT)
                              Vereador vota contra projeto que deixa mais recursos ao município

Post JPSDB RS


Presidente do PSDB pede afastamento de Orlando Silva e alerta que denúncias comprometem a Copa de 2014

NOTA À IMPRENSA
O PSDB entende que as denúncias contra o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, são graves, comprometem a imagem do Governo e do próprio País, porque vale lembrar que esta é a Pasta responsável pela organização da Copa do Mundo.
Este evento mundial, crucial para a consolidação do Brasil lá fora, enfrenta uma organização desastrada e, com episódios como este, pode ter seu brilho maculado.
Nosso partido defende o afastamento imediato do Ministro Orlando Silva para que ele explique, fora do cargo, todas as denúncias.
Caso estas, assim como todas as outras acusações, sejam confirmadas, os responsáveis devem ser punidos exemplarmente, porque o País não tolera mais este tipo de conduta.
Na verdade, a tal “faxina” a que a Presidente Dilma Roussef se dispôs a fazer no governo do PT não se confirmou, nem teve consequências.
Deputado SÉRGIO GUERRA
Presidente Nacional do PSDB

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais um escândalo do PT, para variar!


Oposição pede investigação de denúncia contra ministro do Esporte

Partidos de oposição querem uma ampla investigação da denúncia publicada pela revistaVeja, no fim de semana, segundo a qual o ministro do Esporte, Orlando Silva, indicado pelo PCdoB, estaria envolvido em um esquema de desvio de dinheiro do programa Segundo Tempo.
As acusações foram feitas por João Dias, da Federação Brasiliense de Kung Fu e ex-militante do PCdoB, e por Célio Soares Pereira, que, segundo a revista, seria uma espécie de faz-tudo do grupo que comandaria a arrecadação irregular de verba destinada ao programa.

O PPS ingressará com representação no Ministério Público Federal para que o órgão apure a veracidade da reportagem. O PSDB adotará o mesmo caminho, como destaca o líder da legenda na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP). "A denúncia é muito grave. Apesar de outras denúncias terem sido feitas ao longo do ano sobre desvios de recursos do Programa Segundo Tempo, desta vez o ministro está envolvido diretamente. Vamos pedir providências ao Ministério Público Federal, à Controladoria-Geral da União e à Polícia Federal”, disse Nogueira.
Ele informou que também deverá apresentar requerimento às comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Turismo e Desporto para ouvir o ministro e os autores da denúncia.

POSTADO POR JPSDB RS


Rita Sanco (PT), prefeita de Gravataí, tem mandato cassado pela Câmara. PT sofre derrota histórica e emblemática no RS.

Clipping do Políbio Braga:

Rita Sanco (PT), prefeita de Gravataí, tem mandato cassado pela Câmara. PT sofre derrota histórica e emblemática no RS.

Apesar das enormes pressões da prefeita, do PT, que mobilizou seus deputados, prefeitos e senadores,  e do próprio governador Tarso Genro, que ameaçou implodir a coligação que mantém com PSB e PTB, a Câmara de Vereadores de Gratavaí decidiu pela cassação do mandato da prefeita Rita Sanco (PT) por improbidade administrativa. A prefeita e o PT ajuizaram 11 medidas judiciais, mas forfam derrotados em todas elas. Dos 14 vereadores, 10 votaram pela cassação e quatro pela absolvição da política. Os vereadores também decidiram cassar o vice-prefeito, Cristiano Kingeski. Aliados de Rita já avisaram que vão recorrer à Justiça.

O PT chegou a mandar o deputado Ronaldo Zulke e o prefeito Ronaldo Zulke a Gravataí, que na última hora tentaram virar o voto do vereador Roberto de Andrade, com o apoio direto do senador Paulo Paim e do prefeito Jairo Jorge, mas o vereador resistiu ao assédio. Para isto, contou com o apoio direto do deputado José Otávio Germano, a quem é politicamente ligado. Outros líderes do PP também deram cobertura a Andrade.


A derrota do PT em Gravataí é emblemática e terá desdobramentos políticos e eleitorais. O maior líder do partido na região é o deputado Daniel Bordignon, líder da bancada do PT na Assembléia. A derrota de Rita Sanco é atribuida diretamente a ele, mas o próprio governador foi derrotado, porque interveio diretamente no caso e nada conseguiu. Gravataí, onde o Partido manda há quatro eleições seguidas, é o município gaúcho onde o PT domina por mais tempo. 
Com a perda dos mandatos, quem assume o Executivo é o presidente da Câmara, o vereador Nadir Rocha (PMDB). A sessão foi tumultuada, sendo interrompida várias vezes durante a madrugada. O plenário chegou a ser evacuado, pela suspeita de que um homem estaria armado. Um detector de metais foi colocado em uso depois do susto. A Brigada Militar teve que reforçar o efetivo no local.
*Foto: Plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí/ Marcio Souza-Jornal de Gravataí)

domingo, 16 de outubro de 2011

Notícias da Câmara de Vereadores,(post da Câmara)

27/09/2011 - IEE Júlia Billiart solicita apoio na implantação de um Curso Profissionalizante de Segur do Trabalho
Participaram da Sessão Ordinária do dia 27 de setembro,Direção, Professores e alunos do Técnico em Contabilidade do Instituto Educacional Júlia Billiart,onde a Diretora Senhora Sandra Mary Mattjie fez o uso da Tribuna, para solicitar apoio desta Casa Legislativa, no sentido de implantar no Município de Chapada nas instalações do Instituto Educacional Júlia Billiart, um curso profissionalizante na área de Técnico de Segurança do Trabalho. Sendo que na ocasião todos os Vereadores manifestaram seu apoio perante a este pleito, uma vez que será encaminhado um ofício a SUEPRO-Superintendência da Educação Profissional de Porto Alegre, solicitando aprovação do mesmo.
 
Diretora Senhora Sandra Mary Mattjie fazendo o uso da Tribuna