Bem Vindo ao Blog da JPSDB de Chapada R.S

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

POSTADO POR JPSDB RS


Rita Sanco (PT), prefeita de Gravataí, tem mandato cassado pela Câmara. PT sofre derrota histórica e emblemática no RS.

Clipping do Políbio Braga:

Rita Sanco (PT), prefeita de Gravataí, tem mandato cassado pela Câmara. PT sofre derrota histórica e emblemática no RS.

Apesar das enormes pressões da prefeita, do PT, que mobilizou seus deputados, prefeitos e senadores,  e do próprio governador Tarso Genro, que ameaçou implodir a coligação que mantém com PSB e PTB, a Câmara de Vereadores de Gratavaí decidiu pela cassação do mandato da prefeita Rita Sanco (PT) por improbidade administrativa. A prefeita e o PT ajuizaram 11 medidas judiciais, mas forfam derrotados em todas elas. Dos 14 vereadores, 10 votaram pela cassação e quatro pela absolvição da política. Os vereadores também decidiram cassar o vice-prefeito, Cristiano Kingeski. Aliados de Rita já avisaram que vão recorrer à Justiça.

O PT chegou a mandar o deputado Ronaldo Zulke e o prefeito Ronaldo Zulke a Gravataí, que na última hora tentaram virar o voto do vereador Roberto de Andrade, com o apoio direto do senador Paulo Paim e do prefeito Jairo Jorge, mas o vereador resistiu ao assédio. Para isto, contou com o apoio direto do deputado José Otávio Germano, a quem é politicamente ligado. Outros líderes do PP também deram cobertura a Andrade.


A derrota do PT em Gravataí é emblemática e terá desdobramentos políticos e eleitorais. O maior líder do partido na região é o deputado Daniel Bordignon, líder da bancada do PT na Assembléia. A derrota de Rita Sanco é atribuida diretamente a ele, mas o próprio governador foi derrotado, porque interveio diretamente no caso e nada conseguiu. Gravataí, onde o Partido manda há quatro eleições seguidas, é o município gaúcho onde o PT domina por mais tempo. 
Com a perda dos mandatos, quem assume o Executivo é o presidente da Câmara, o vereador Nadir Rocha (PMDB). A sessão foi tumultuada, sendo interrompida várias vezes durante a madrugada. O plenário chegou a ser evacuado, pela suspeita de que um homem estaria armado. Um detector de metais foi colocado em uso depois do susto. A Brigada Militar teve que reforçar o efetivo no local.
*Foto: Plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí/ Marcio Souza-Jornal de Gravataí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário